Atualizado em 15/07/2024.
Sistema de ensino é o conjunto de recursos didáticos, serviços e mídias digitais utilizados por escolas públicas e particulares no processo de educação. Essa metodologia busca ampliar e padronizar a aprendizagem dos alunos e impacta diretamente na condução das aulas.
Para que o sistema de ensino possa ser implementado em um colégio, ele deve estar em conformidade com o plano nacional de educação estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular que contém competências e diretrizes estabelecidas para a educação básica no país.
O que é um sistema de ensino?
Quando falamos nesse assunto é comum pensar em livros e apostilas. No entanto, um sistema de ensino não se limita apenas a isso, também pode contar com plataformas digitais, assessoria pedagógica — que disponibiliza orientação ao professor na implantação do material didático — e outros recursos que oferecem suporte à escola e aos alunos.
Dentro dos sistemas, normalmente são encontrados livros ou apostilas, cujo conteúdo varia de acordo com a metodologia aplicada.
Embora não seja uma regra, os livros, geralmente utilizados no ensino fundamental, costumam funcionar como um guia para que os professores conduzam as atividades e exercícios realizados dentro da sala de aula.
Já as apostilas, são utilizadas no ensino médio, que é quando os alunos são orientados a focar em exercícios mais densos e voltados para provas e vestibulares, pois apresentam maior rigidez e exigem um maior acompanhamento das atividades propostas.
Qual o melhor sistema de ensino do Brasil em 2024?
Não há um sistema de ensino que seja melhor ou pior. O que existe é que um modelo pode ser melhor para uma criança do que para outra.
Atualmente, o Brasil possui sistemas de ensino de grande destaque, como o Anglo, Mackenzie, Objetivo, Positivo, entre outros. As escolas podem adquirir esses sistemas e implantá-los para seguir a metodologia de ensino inserida neles.
Para montar o ranking dos melhores sistemas de ensino do Brasil 2024 nós utilizamos aqueles mais utilizados pelas escolas parceiras do Melhor Escola. Confira a seguir:
1) Positivo
Há mais de 40 anos no mercado, o Sistema Positivo de ensino é um dos melhores sistemas de ensino do Brasil. Eles trabalham em parceria com a rede de escolas parceiras para formar cidadãos positivos, éticos e responsáveis.
Atualmente, possuem mais de mil escolas conveniadas e mais de 500 mil alunos. Seus resultados são incríveis, como por exemplo, a aprovação de mais de 5.000 estudantes no SiSU em 2022.
2) FTD Educação
Com mais de 120 anos de trabalho, a FTD Educação entende que sua atuação ultrapassa a produção de livros e enxerga o ato de educar como algo que inspira descoberta, escolha, liberdade e cidadania.
A FTD Educação está no ranking dos melhores sistemas de ensino pois se baseia nos seguintes 4 pilares:
Inovação;
Flexibilidade;
Parceria;
Humanização.
Além disso, são mais de 16 mil estudantes atendidos na Educação Básica todos os anos, o que comprova seu ensino de qualidade.
3) Sistema de ensino Sucesso
O Sistema de Ensino Sucesso é produzido pelo Grupo Editorial Construir, seguindo uma filosofia humanista, eles têm como princípio a valorização dos colaboradores da comunidade.
Como eixos dominantes das questões fundamentais, exploram os pilares educacionais e valorizam o aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver, fazendo desse contexto a filosofia de vida.
O sistema possui mais de 18 anos de atuação no mercado e está presente em mais de 20 estados do Brasil.
4) Objetivo
O sistema de ensino do Objetivo está presente em mais de 450 municípios e, internacionalmente, no Japão. Além disso, ele é muito focado em vestibulares oferecendo uma sólida formação para os estudantes.
Ele é um dos melhores sistemas de ensino do Brasil pois garante:
Apoio para implantação e orientação permanente do departamento de apoio pedagógico;
Aperfeiçoamento e capacitação contínuos, por intermédio de palestras e oficinas;
Ampla variedade de produtos e serviços
Atualização constante do material didático.
5) Anglo
Com mais de 70 anos no mercado e 800 escolas parceiras, o Sistema Anglo oferece um ensino forte no procedimento que exige disciplina e dedicação.
Eles possuem uma metodologia própria, voltada ao desenvolvimento de habilidades e hábitos que promovem autonomia: ensinam o aluno a estudar sozinho.
Além dos bons resultados no vestibular, o Sistema oferece as preparações acadêmicas e pessoais necessárias para vencer os desafios do presente e de um futuro em transformação. Por isso, é destaque nos melhores sistemas de ensino do Brasil.
6) Sistema Maxi
O Maxi é um Sistema de Ensino que é referência em educação no Brasil por promover um ensino consistente, prático e de qualidade, que favorece a formação de valores.
Com mais de 30 anos de história, ele tem como objetivo a formação integral de uma geração de cidadãos racionais e emocionalmente preparados, capazes de compreender a multiplicidade do mundo, apresentando um equilíbrio das suas aptidões comportamentais e cognitivas.
7) Mackenzie
O sistema de ensino Mackenzie foi criado em 2004 e oferece cursos para auxiliar as escolas na criação da própria proposta pedagógica, de acordo com as diretrizes do sistema.
Com materiais didáticos e soluções pedagógicas, o sistema atende mais de 500 escolas. Além disso, eles foram o primeiro sistema de ensino cristão e o mais relevante academicamente no país.
8) Rede Pitágoras
Oferecem soluções educacionais completas e integradas, com produtos e serviços voltados para o desenvolvimento dos professores, das lideranças educacionais e dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A Rede Pitágoras possui mais de 50 anos de tradição com um projeto pedagógico que o destaca como um dos melhores sistemas de ensino do Brasil.
9) Conquista
A Conquista é uma Solução Educacional que atende às reais necessidades da escola. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, eles valorizam a identidade de cada aluno. Por isso, possuem uma proposta pedagógica flexível e inovadora.
Com mais de 10 anos de história, o sistema possui diferenciais que apoiam a equipe diretiva na gestão escolar, o professor no planejamento pedagógico e em sala de aula, os alunos em seu processo de aprendizagem e a família no acompanhamento das atividades e dos hábitos de estudo.
10) SAS (Sistema Ari de Sá)
Com mais de 1.000 escolas parceiras, o SAS possui soluções inovadoras e tecnológicas para as escolas e alunos.
O SAS é uma plataforma de educação com mais de 20 anos de história e presente em mais de 1.200 escolas em todo o Brasil. Isso faz com que seja um dos melhores sistemas de ensino do Brasil.
Quais são os recursos disponibilizados por um sistema de ensino?
Como já dito, o sistema de ensino é um modelo educacional pedagógico e administrativo e tem como objetivo ajudar as escolas em todas as suas demandas educacionais.
Nesse sentido, o sistema de ensino oferece produtos e serviços para os colégios garantirem a melhor qualidade nas ações educacionais e corporativas. Os recursos mais comumente utilizados por eles são:
- Material didático: Todo sistema de ensino precisa oferecer materiais didáticos que estejam adequados à BNCC e ao Plano Nacional de Educação (PNE) . Além disso, é necessário que ele seja atualizado com bastante frequência para que os alunos consigam acompanhar sempre as atualidades.
- Tecnologias educativas: Após a pandemia, a tecnologia se tornou uma grande aliada da educação. Com isso, alguns sistemas oferecem tecnologias com alternativas para melhorar o aprendizado, como por exemplo, plataformas de aprendizagem, sistemas de gamificação entre outros.
- Capacitação de professores: Para que o ensino seja atualizado e de sucesso é preciso investir na formação continuada dos professores através de capacitações. Por isso, muitos sistemas de ensino oferecem aos pedagogos cursos de formação para o seu aprimoramento.
- Suporte pedagógico: É muito comum que seja oferecido para as escolas que estão implementando um sistema de ensino uma assessoria e suporte pedagógico para que elas alcancem os melhores resultados. Contudo, esse acompanhamento varia de sistema para sistema, alguns oferecem apenas no início, enquanto outros oferecem de maneira contínua.
Qual a importância em escolher um sistema de ensino?
O sistema de ensino escolhido pela escola é de extrema importância para os pais também, uma vez que sua metodologia têm influência direta na forma como os alunos irão aprender. Por meio dele os docentes organizam suas aulas, a forma como são repassados os conteúdos e a realização das atividades dos estudantes.
Por exemplo, ao adquirir um material que trabalha de maneira dinâmica o conteúdo, ou seja, com mais foco em atividades práticas, o colégio passa a aplicar essa metodologia na sala de aula. Se por outro lado optar por um material mais tradicional, ou seja, com mais explicação do conteúdo pelos professores e menos interação, então as aulas serão ministradas dessa maneira. Basicamente, o sistema de ensino utilizado pela escola será o guia para a condução das aulas.
Em suma, o sistema de ensino é algo muito importante que deve ser observado atentamente durante o processo de seleção da escola, visto que possui alta relevância na forma com que o aluno vai obter seu aprendizado.